Volta ao mercado de trabalho de mulheres acima de 40 anos
Voltar ao mercado de trabalho depois dos 40 só é possível com muita força de vontade, conhecimento técnico e rede de contatos. Para as mulheres, é um desafio ainda maior, já que historicamente somos vistas como alternativa aos homens. Porém, o mercado aprecia o conhecimento e a dedicação e vê na mulher madura uma profissional mais disponível e serena. Isso ocorre por causa da participação feminina na criação dos filhos.
Aos 40, 50 e 60, as mulheres geralmente não têm mais crianças pequenas, e o trabalho passa a ser também uma prioridade. A maturidade adquirida também traz benefícios, pois agrega valor à equipe, ainda mais nos dias de hoje. No entanto, para aquelas que estão fora do mercado, é imperativo que procurem reciclagem e atualização sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas em sua área.
A remuneração ainda é o grande entrave, mas, neste caso, não é questão de idade, e, sim, de tradição a ser derrubada. Por fim, cabe a cada uma de nós decidir e pesar se a volta ao trabalho trará mais vantagens que desvantagens, mais alegrias do que tristezas e mais realizações do que desilusões.
Adm. Márcia Telles Neller é síndica profissional especialista em atendimento ao cliente, administradora, coordenadora da Câmara de Gestão de Condomínios, conselheira suplente e membro da Comissão Permanente de Tomada de Contas do CRA-PR.