SUSTENTABILIDADE, ÉTICA E LUCRO PÓS-PANDEMIA
Uma análise sobre os conceitos de Sustentabilidade, Ética e Lucro, no sentido prático, é pertinente em tempos complexos, com o objetivo de propor a reflexão na evolução dos atos, de forma permanente, a fim de contribuir com as gerações futuras, para que possamos entender a mudança nos hábitos que a pandemia promoveu na população.
Ao questionar e repensar o caminho que se pretende seguir daqui para frente, levando em consideração que o isolamento social esgotou o tempo essencial de cada um que pode variar entre 20 e 25 dias, e propõe nos levar a mudar efetivamente, rumo a uma prática sustentável e ética, ao valorizar coisas pequenas e corriqueiras do dia a dia. A reflexão das necessidades em detrimento do essencial ou do impulso, ao acúmulo de itens sem necessidade, ao qual a humanidade vem exposta ao longo dos últimos anos, ao que destrói o ambiente físico do que destrói o ambiente social, o olhar tornou- se questionador. Teremos, a partir de agora, três modelos, de grupos sociais, retornando ao mercado consumidor:
- O primeiro grupo será constituído daqueles que tentarão continuar com a vida de antes, porém com barreiras pessoais e gerais que objetivem conter o impulso.
- O segundo grupo estará voltado para o consumo sustentável e ético e para ações que tenham propósitos sociais, econômicos, ambientais e espaciais.
- O terceiro grupo, constituído das duas categorias acima, tentará desenfreadamente recuperar o tempo perdido, mas será tomado por ações reflexivas e conscientes.
As mudanças acima relatadas impactarão surpreendentemente algumas empresas, baseadas em pesquisas que demonstram claramente a busca por ações conscientes, que nos levam a pensar sobre a combinação ideal: sustentabilidade x ética x lucro. Algo que não é uma tarefa fácil, mas é parte do novo processo de transformação empresarial.
Ao conjunto de modelos morais, que norteiam e alicerçam o comportamento da humanidade, no mundo dos negócios e na sociedade, nomeamos de Ética. Hoje, trava- se um desafio avassalador, diante dos diversos paradigmas destruídos pela pandemia, movidos por interesses particulares e critérios específicos. A prática da Ética, ao deixar o lado filosófico e partir para o lado prático, é o exercício de um conceito da conduta diária, relacionada ao comportamento, entender que Ética deve abranger pactos para consigo e os demais, além de compromissos a serem cumpridos por todos, dentro do contexto permanente para que ações perdurem no tempo e beneficiem gerações atuais e futuras, vem de encontro com o conceito de Sustentabilidade.
A necessidade não só da sabedoria dos livros, mas da reflexão, resultante das escolhas e decisões diante de riscos e impactos associados, podem vir a assegurar a sobrevivência da humanidade já que a Ética Empresarial assegura a sobrevivência da Empresa. A Ética Social assegura a sobrevivência da sociedade, e a unificação de ambas, numa relação sistêmica, poderá revigorar o bem comum.
Segundo Heinberg (2007, p. 1), o entendimento do termo sustentável é simples: “aquilo que pode ser mantido ao longo do tempo”, em consonância com Ética, pode- se afirmar que ações contrárias, não podem ser mantidas ao longo do tempo, o que pode resultar possivelmente é gerar uma sociedade sem parâmetros, norteada pelo caos, o que a deixará doente, sem possibilidade de funcionar. Se olharmos para o conceito de Heinberg a Sustentabilidade é a chave de como a Sociedade irá suprir sua necessidade de preservação, para com os valores que possam abranger uma cadeia de sucesso em benefício da sociedade e do meio vivido.
A Pandemia mudou a vida das pessoas, físicas e jurídicas, de uma forma tão rápida quanto o inesperado vírus que se propagou pelo planeta, pensar de maneira individual é competir uns com os outros. Nos dias de hoje o modelo é o coletivo, ou seja, cooperação, portanto a mudança cultural no modo das empresas agirem com doações, preservação das vagas de trabalho, novas propostas de atuação no âmbito de pensar no próximo vão aumentando cada vez mais na criação de um novo modelo de sociedade que provavelmente irá emergir após a pandemia.
Converter um modelo de negócio sustentável, ético e lucrativo já era complexo, nos dias atuais será ainda mais, um grande esforço sob todos os âmbitos será necessário. As empresas estão atentas às novas tendências, necessidades e interesses dos consumidores. O processo está acontecendo gradativamente por todos os lados e o desejo consciente ainda corre grande risco do julgamento das mídias sociais que atuam como um tribunal de exceção, onde não existe o contraditório, a defesa e muito menos o ético, que passa distante daqueles que se julgam com intelecto possível de opinião final e certa.
Portanto, é preciso estarmos conscientes que podemos nos reinventar a partir da Pandemia, ao trazer parâmetros que contribuirão para gerações e empresas futuras engajadas de forma consciente e transparente, pretende- se assim demonstrar liderança que criem valores, solidificando a vantagem de negócio sustentável, ético e lucrativo.
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