Você está visualizando atualmente Parcerias e projetos têm como objetivo inserir mais Adms. nas políticas de saúde

Parcerias e projetos têm como objetivo inserir mais Adms. nas políticas de saúde

Administradores na saúde: novos avanços 

Parcerias e projetos têm como objetivo inserir mais Administradores nas políticas de saúde

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 20 e 40% dos recursos investidos em saúde no Brasil sejam perdidos por falta de gestão ou planejamento. Para diminuir esse índice e melhorar a qualidade da gestão da saúde em nosso Estado e no País, o CRA-PR tem realizado uma série de ações nos últimos anos. Em junho de 2019, o Conselho, por meio dos integrantes da Câmara de Gestão da Saúde, avançaram em diversas parcerias para ampliar a inserção dos profissionais de Administração neste setor.

Nos dias 12 e 25 de junho, o Conselheiro Adm. Marcelo Iwersen, Coordenador da Câmara de Gestão da Saúde do CRA-PR e Vice-Coordenador da Comissão Especial de Estudos sobre a Inserção dos Profissionais de Administração na Política de Saúde do CFA, participou de uma série de reuniões com representantes da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e da UNASUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), em Brasília, visando ao estabelecimento de parceria do CFA com tais instituições, o desenvolvimento de um programa de especialização de profissionais da Administração na área da Saúde bem como a criação de um indicador voltado para a área da saúde.

“Cada vez mais os Administradores estão se inserindo na gestão da saúde. É bom para nossos profissionais mas é melhor ainda para toda a sociedade que poderá contar com mais qualidade e transparência na gestão”, afirmou Iwersen.

No âmbito do estado do Paraná, Iwersen vem mantendo contato com dirigentes de Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos na área da Administração com o objetivo de estimular a inclusão na grade curricular de conteúdos de formação complementar e interdisciplinar relacionados à gestão de serviços de saúde.

GeSaúde.

Em outra frente de atuação, a Comissão lançou um novo projeto chamado GeSaúde. Trata-se de um sistema que será implantado nos moldes do GESAE – Sistema criado pelo CFA para Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos – mas específico para a gestão da saúde. O objetivo é apresentar mais uma ferramenta que possa contribuir para a gestão dos serviços públicos municipais de saúde.

“Temos propósitos claros de atuação dentro da Câmara. Trabalhamos pela formação, especialização de nossos profissionais e também agora o GeSaúde”, finalizou Iwersen.