Você está visualizando atualmente O Administrador como agente de mudanças em meio a crise COVID-19

O Administrador como agente de mudanças em meio a crise COVID-19

Por Sandro Morais de Medeiros
Abril/2020

A pandemia COVID-19, trouxe diversas reflexões e insere o Administrador como principal ator no REDESENHO do cenário Econômico mais desafiador do século XXI. É preciso parcimônia, cautela e preparo para enfrentar este período de incertezas pois, estamos no olho do furacão e será necessário cada vez mais, reunir toda expertise profissional de metodologias e boas práticas vivenciadas para manter o controle da situação e sair da crise.

Ser empresário no Brasil é sinônimo de resistência e resiliência, mas isso não garante ou nos diploma para resistirmos em tempos difíceis, que nos colocam diante do paradoxo entre atender as autoridades de saúde e salvar os negócios. A crise afeta diretamente as MPEs por serem sensíveis no entendimento do fluxo de caixa e o efetivo de liquidez. O momento é factível a criar mecanismos e estratégias propicias a descontruir para construir e oportunizar significativas e substanciais técnicas de gestão para os negócios, a palavra de ordem neste momento é NEGOCIAR.

Confira abaixo, oito dicas importantes para o desenvolvimento dos negócios:

  • Criar comitê de risco;
  • Redesenhar planejamento transitório, redefinir metas e objetivos, otimizar processos para o período de crise;
  • Estancar todos os passivos, negociando com as instituições financeiras, fornecedores e outros;
  • Minimizar a insegurança jurídica ao optar pela suspensão de empregados;
  • Utilizar estrutura mínima de funcionários para atender a demanda de clientes;
  • Atentar para as oportunidades que a crise oferta, um novo olhar para dentro do negócio;
  • Cuidado ao pedir empréstimos e comprometer o fluxo financeiro após crise pandêmica;
  • Atentar para as informações veiculadas oriundas de fontes seguras.

Neste momento, tanto quanto os profissionais da saúde, os administradores atuam como agentes de mudanças para garantir a solvência dos negócios, o equilíbrio entre ações corretivas e a implementação de novas técnicas de gestão, assegura que na linha tênue entre o sucesso e o fracasso dos negócios, apenas o sucesso seja evidenciado com inciativas que possam fazer a diferença no aquecimento da economia brasileira.

Obrigado por ler esse artigo!

Sandro Morais de Medeiros é Administrador (CRA-PR N°14717), Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Administração, Professor Universitário e Diretor Nacional da Megaquality Brasil, empresa do ramo de Consultoria que possuí entre seus clientes o Ministério da Defesa, Casa da Moeda, Itaipu Binacional, Eletrobrás, Banco de Brasília e várias outras empresas em todo o território nacional.

Contato: sandro@megaqualitybrasil.com.br

“O CRA-PR não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a)”