O Novembro Azul é uma campanha para conscientização a sociedade e, em especial, aos homens, sobre a saúde masculina, principalmente para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha mundial é direcionada para homens acima de 45 anos. É um alerta para que os homens cuidem de sua saúde de modo geral e conversem com seus médicos, sem os preconceitos tão conhecidos sobre o câncer de próstata. Este é o segundo tipo de doença que mais mata homens no Brasil.
Em novembro de 2023, o Ministério da Saúde publicou que “o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens”, ou seja, são 16 mil óbitos anuais.
A campanha, iniciou em 2003, na Austrália e 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Novos estudos publicados em janeiro de 2024 mostram que atividade física que aumentam a capacidade cardiorrespiratória pode ajudar a prevenir em até 35% este tipo de câncer.
Câncer de próstata
É um tumor que afeta a glândula – próstata – localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Na maioria dos casos, o desenvolvimento é lento deste tipo de neoplasia maligna e não chega a afetar a saúde, no seu início. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial, para que não ocorra a metástase.
Fatores de risco para o câncer de próstata
- Idade: a idade mais crítica para o desenvolvimento do câncer de próstata é aos 55 anos.
- Histórico familiar: homens que têm parentes diretos (avó, pai, irmão), tem mais chances de fazerem parte do grupo de risco.
- Obesidade: novos estudos revelam que homens acima do peso tem mais propensão ao câncer de próstata.
Sinais e sintomas
- Dor lombar, quadril ou joelhos;
- Problemas de ereção;
- Dificuldade de urinar;
- Ardência ao urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Exames e Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de exames de toque retal, no qual o urologista irá avaliar tamanho, forma e textura da próstata. E o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), ou seja, um exame de sangue que irá detectar os níveis dessa proteína.
Após esses dois exames feitos, é realizada uma biópsia para analisar amostras do tecido da próstata em laboratório.
Tratameto
A principal forma de tratamento de câncer de próstata é a cirurgia, depois a radioterapia e quimioterapia, conforme estratégia do médico especialista. É ele que irá definir como será feito o tratamento, de acordo com as condições do paciente.
O tratamento pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita.
Converse com seu médico sem medos e sem preconceitos!