AILTON RENATO DORL
Administrador, MSc em Administração, Diretor da VDL Consultoria Ltda., Vice-presidente do CRA-PR e da ASSESPRO-PR.
Como administradores, já conhecemos os problemas econômicos, sociais e de saúde que a pandemia do Coronavirus trouxe ao mundo. Agora é preciso atentar para as soluções que já impactaram na gestão dos negócios e nas pessoas, provocando mudanças que vieram para ficar.
Nossa intenção aqui é refletir sobre algumas inovações que já se firmaram, ou estão em fase de contribuir para o “novo normal”.
Destacamos alguns aspectos do mundo dos negócios, uma vez que o espaço não nos permite comentar sobre as novas atitudes, cuidados pessoais, saúde, alimentação, educação etc.
O primeiro é o Home office. Uma pesquisa conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), realizada em abril com 139 empresas brasileiras de grande, médio e pequeno porte, mostra “que 94% das empresas atingiram ou superaram as expectativas dos resultados esperados com Home Office”. economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/28/94
Não há dúvida que as organizações já adotaram ou vão adotar definitivamente essa modalidade ao fim da pandemia, e que isso trará muitos impactos nos restaurantes, comercio, transportes etc.
Aos gestores, é preciso adotar novas formas de delegar, cobrar e avaliar desempenho dos colaboradores.
Para isso os profissionais da Administração já começam a usar ferramentas vindas da área de T I, como o Scrum – uma metodologia já consolidada no processo de desenvolvimento de softwares.
Ainda na esteira do Home Office vieram as reuniões on-line. Os aplicativos Zoom, Meet (google) e Teams (Microsoft) bateram recordes de uso e transformaram a forma como as pessoas se encontram e decidem, sem sair de casa.
Pelos resultados obtidos (e redução de custos), todos concordam que isso não deve mudar muito no mundo pós pandemia.
Outro fator que apresentou crescimento exponencial foi o de compras pela internet.
De acordo com dados divulgados no site ecommerceBrasil, as vendas brasileiras pelo e-commerce cresceram 81% em abril de 2020, em relação ao mesmo mês de 2019. https://www.ecommercebrasil.com.br/
Aos céticos quanto a compras pela internet, uma dura lição: rever seus “sites”, buscar com urgência novos canais de vendas e distribuição, e adotar ferramentas de relacionamento, prospecção, identificação e perseguição de clientes, ou…
Finalmente, consideremos rapidamente a área educacional onde tivemos o maior impacto.
Os gestores (e os pais), já perceberam que o uso de tecnologias de ensino / aprendizagem exigido pela pandemia pode mudar a relação aluno/professor/escola para sempre.
No Ensino Superior, várias IES privadas já projetam um novo modelo de ensino “híbrido”. Nele as aulas passam a ser transmitidas pela internet, ao vivo da sala de aula, e os alunos podem optar se querem ou não ir à Faculdade.
Concluindo: a pandemia trouxe sim, mudanças que já se firmaram.
Não podemos, como administradores, assistir isso tudo sem perceber que as pessoas já absorveram as mudanças e que os negócios precisam oferecer comodidade, segurança, velocidade e bem estar.
Fica o alerta aos profissionais da Administração: o mundo já mudou.
“O CRA-PR não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a)”