Você está visualizando atualmente Gestão Pública:  CRA-PR promove série do workshop do IGM 2.0 com grande sucesso

Gestão Pública: CRA-PR promove série do workshop do IGM 2.0 com grande sucesso

Capacitação para Administradores atuarem como consultores no âmbito do Índice de Governança Municipal percorre com sucesso as cidades do Paraná

Os dias 26 e 27 de julho ficarão registrados como um marco na história do debate sobre a gestão pública no Paraná. Nesta data foi realizada mais uma edição do Workshop promovido pelo CRA-PR que visa capacitar profissionais de Administração, no âmbito do Índice de Governança Municipal, para atuarem como consultores municipais, junto às prefeituras paranaenses.

O evento contou com a presença dos prefeitos de Maringá, Ulisses Maia, e de Cianorte, Claudemir Bongiorno, do vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan, e de secretários e autoridades de Campo Mourão, Umuarama e Cianorte. Ao todo, mais de 20 Administradores participaram da capacitação, realizada no hotel Deville.

Essa união entre a capacidade de gestão dos Administradores e a necessidade das prefeituras de melhoras seus processos é o que tem impulsionado o sucesso de eventos como o workshop. “Para as empresas é natural fazer plano de negócios, planejamento estratégico pois elas precisam dar resultado. Já no caso das prefeituras, normalmente a sociedade não exige competência na gestão e isso acarreta um distanciamento destes órgãos das boas práticas administrativas”, avalia o presidente do CRA-PR, Sérgio Lobo, em entrevista à rádio CBN de Maringá durante o evento. “Esse movimento visa deixar mais natural essa aproximação entre a gestão da coisa pública e as ferramentas de controle e eficácia que fazem parte do dia-a-dia do Administrador”, complementa.

Maringá foi escolhida para sediar esse novo ciclo do workshop de Gestão Pública pois é a cidade com o melhor índice IGM 2.0 no Paraná com média de 8,43. No Brasil, a cidade só fica atrás de Piracicaba, São José do Rio Preto e Indaiatuba, todas no estado de São Paulo.

Na edição anterior da pesquisa, Maringá havia ficado na primeira colocação nacional. O Adm. Fabrizio Meller, delegado da seccional Maringá e professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá) explica que a saída da primeira posição não reflete uma queda na avaliação da gestão pública da cidade e sim a mudança na metodologia de levantamento de dados, o que influenciou na queda no ranking.

“O índice avalia dados públicos de finanças, gestão e desempenho. Além de dados de saúde, educação, transparência, gestão fiscal, recursos humanos, violência, entre outros indicadores. Quando Maringá ficou em primeiro nos outros índices (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2015 e Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 2018) muitos dados eram retirados do censo brasileiro e não estavam atualizados. Essa versão analisa dados dos últimos quatro anos. É o mais fidedigno índice de governança pública do Brasil”analisa Meller.

Londrina.

O próximo workshop ocorre em Londrina, também no Norte Central, nos dias 30 e 31 de agosto. Nos meses seguintes, a capacitação segue para Cascavel, no Oeste do Estado e em Pato Branco, na região Sudoeste. As datas e os locais serão divulgados em breve, no site do CRA-PR.

Workshop Gestão Municipal – Londrina
30/08 – Auditório: 19h30 às 22h30
31/08 – Sala de reuniões: 8h às 12h e 13h às 17h
Onde: Palhano Square Garden
Avenida Ayrton Senna da Silva 1055 – Gleba Fazenda Palhano – Londrina-PR

Inscrições: http://bit.do/workshoplondrina