No dia 16 de outubro, comemoramos o Dia da Ciência e Tecnologia. É uma boa ocasião para refletir e comemorar os avanços da humanidade no domínio do conhecimento e seus benefícios para o homem, além das contribuições do método científico e a grande evolução dos meios de produção, que permitiram o surgimento da ciência da Administração.
As ondas de progresso associam-se a mudanças de padrões da sociedade, aos novos paradigmas da sociedade da informação, num binômio importante gestão, como função da Administração, e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e conectam a evolução tecnológica à corrente da inovação, ao produzir efeitos na sociedade e na economia. Resultaram na evolução dos modelos de negócio, como variáveis dependentes mutuamente influenciáveis, alterando as relações de produção e geração de valor e, portanto, impactando diretamente na gestão.
Ademais, o avanço das novas necessidades demanda uma gestão eficaz e eficiente dos meios e dos recursos em grau crescente. Soma-se a busca por soluções (produtos e serviços) ainda mais sustentáveis nas dimensões corporativa, ambiental e social.
Ou seja, hoje é preciso considerar como o profissional de Administração lidará, por exemplo, com as questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como implementará questões ligadas a ESG (Environmental, Social and Corporate Governance: Governança Social, Ambiental e Corporativa), sem esquecer o foco da organização que dirige.
Por outro lado, temos o “tsunami” de tecnologias, softwares e aplicativos e respectivos conhecimentos associados aos negócios, que exigem novos saberes dos administradores, no mínimo um conhecimento básico, ou pelo menos um assessoramento competente para o dia a dia. Citamos apenas algumas tecnologias, de forma não exaustiva, que precisam ser constantemente avaliadas e ajustadas às realidades de cada organização:
- Cyber Security: para evitar problemas (internos e externos);
- Conhecimento básico da LGPD: para evitar multas e problemas com vazamento de dados internos e externos;
- Inteligência artificial: aplicada principalmente ao Marketing, prospectando e atendendo clientes de forma “inteligente”;
- IoT (internet das coisas) e realidade virtual aplicada aos seus produtos, ambientes e mercado;
- Softwares de RH, logística, BI, Contabilidade Inteligente etc., que mais se adequem às suas necessidades;
- Aplicativos para venda on-line, buscadores inteligentes e outras ferramentas que “já estão prontas”.
Finalmente, os conhecimentos exigidos na função da Administração envolvem maior dinamismo, criticidade e amplitude do que anteriormente necessários. Há a necessidade de conciliar processos, meios de produção, técnicas de gestão, práticas de sustentabilidade, entre outros fatores.
Que esse Dia da Ciência e Tecnologia possa nos despertar para uma maior consciência da Administração como ciência, onde estamos e como podemos contribuir com a sua evolução.
Coordenadoria de Informática – Adm. Ailton Renato Dörl (Coordenador)