CRA-PR promoveu Curso de Perícia Judicial em novembro. Palestrantes abordaram responsabilidades e formação profissional, aprofundando conhecimentos em áreas como Cálculos Bancários, Trabalhistas na esfera Judicial e Arbitral.
O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) realizou o Curso de Perícia Judicial para profissionais de Administração, nos dias 11 e 25 de novembro. O evento, que teve início no último sábado, contou com a abertura do presidente do CRA-PR, Marcello Padula, e do coordenador da Comissão Especial de Perícias, Cássio Fugimoto. Os instrutores foram Pedro Eugênio Peil de Oliveira Neto, Rodrigo Passos, Dirnei Laus Netto e Adriano Goedert.
O curso capacitou para a carreira de perito judicial, abordando suas responsabilidades e a formação necessária, além de ter aprofundado conhecimentos nas áreas de Cálculos Bancários e Trabalhistas, bem como a Perícia no processo de Arbitragem, Mediação e Conciliação, abordando as áreas necessárias, fornecendo informações técnicas, esclarecimentos sobre questões relevantes e emitindo laudos técnicos.
Para o presidente Marcello Padula, existe uma demanda crescente para essa atividade profissional. Segundo ele, que é perito judicial desde 2004, é preciso que os cursos tenham qualidade e se aprofundem em diversas áreas que abarcam a perícia judicial. “Este ano, temos um curso denso, com conteúdo de alta qualidade, capaz de impulsionar a carreira dos participantes. Existe uma diversidade de áreas na perícia, são diversas especialidades disponíveis aos profissionais”, explicou.
A apresentação do curso ficou por conta de Cássio Fugimoto, Coordenador da Comissão de Perícias do CRA-PR, que destacou a novidade deste ano. “Teremos uma abordagem mais extensa e completa, dividida em quatro módulos, ao longo de dois sábados. O curso visa capacitar administradores registrados para atuar como peritos judiciais, abrangendo desde aspectos fundamentais da perícia até cálculos trabalhistas e sua aplicação na mediação, conciliação e arbitragem”, esclareceu o coordenador.
Fugimoto explicou que a perícia judicial desempenha um papel crucial quando questões técnicas, financeiras e econômicas ultrapassam o domínio do juiz. Ressaltou que, ao nomear um profissional isento da área, o juiz busca um laudo pericial para embasar suas decisões. “É um curso de extensão. Emitimos uma certidão que permite a atuação na peritagem, sendo que o requisito básico para atuar como perito do juiz é ter formação profissional e registro no CRA-PR. O curso é uma oportunidade de aprofundamento nas matérias pertinentes”, finalizou.
Um dos aspectos fundamentais para o sucesso do curso foi a qualidade dos palestrantes.
“Estou gostando muito. Me interessei desde que vi o curso na grade do CRA-PR. Já conhecia o currículo de um dos palestrantes, no caso o Pedro Eugênio, acompanho o perfil dele nas redes sociais. Ele tem muita experiência e isso me despertou o interesse de participar do curso do CRA-PR”, avaliou o administrador Eric Thiago de Oliveira, também contador e com MBA de Auditoria e Perícia Contábil.
A Perícia Judicial também pode ser uma atividade que permeia outras rotinas da profissão do administrador. A administradora Veridiane Pieper, especialista em Finanças, disse que “estou me especializando, buscando informações e, este curso, nos oferece detalhes e particularidades da área. Assim, posso avaliar como encaixar nas rotinas, nos nossos atendimentos. Eu entendo que a capacitação, a busca por conhecimento é extremamente necessária para descobrir novos mercados. E o CRA-PR está de parabéns por promover esse acesso a novas informações de qualidade”, refletiu.
A reciclagem dos conhecimentos é sempre importante. O administrador de empresas e engenheiro mecânico, João Groque Júnior, destacou sua satisfação em relação ao curso. “Os palestrantes fizeram uma abordagem voltada para a administração, na parte de perícias e arbitragem, destacando a diversidade de áreas cobertas, como a bancária, cálculo trabalhista, pessoal e produção. Além de atualizar informações novas e relevantes”. Ele também elogiou a qualidade dos palestrantes, que se destacaram pela excelência, conhecimento de mercado e de causa apresentados.