Integrantes do time de Registro e Fiscalização representaram o CRA-PR no Primeiro Encontro Regional de Registro e Fiscalização – EREF, realizado pelo CRA-RS em Gramado nos dias 16 e 17 de setembro. O evento, primeiro do gênero no Sistema CFA/CRAs, tem como objetivo promover o debate e a troca de experiências sobre fiscalização e registro entre os estados do Sul, inclusive aprofundando temas expostos no Enaf, como a necessidade de aproximação entre os CRAs e os profissionais de Administração e maior integração com a sociedade.
A reunião de representantes dos Conselhos Regionais com o presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências, com o intuito de, a partir de agora, os CRAs atuarem cada vez mais integrados como um sistema, não apenas com a padronização de práticas, mas unificando os entendimentos e verificando as dificuldades e oportunidades existentes.
Com esse objetivo, os participantes apresentaram o processo de implementação da Carteira de Identificação Profissional no Paraná, que oferece mais segurança e praticidade aos registrados, e as ações que resultaram no aumento da fiscalização no Rio Grande do Sul: organização de uma carga de trabalho mais definida para dar conta do volume de processos, segmentação das diferentes áreas de fiscalização, digitalização e investimento em tecnologia e parceria com o setor financeiro e o departamento jurídico do CRA-RS.
O que dizem os participantes do I EREF
Durante a abertura, o vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Adm. Luiz Klippert, definiu o EREF como “um espaço idealizado para discutir as questões mais importantes referentes ao registro e à fiscalização e um canal de discussão direto entre os estados do Sul”. Já a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, destacou que “quando fiscalizamos uma instituição, estamos protegendo a sociedade, que é o nosso dever, garantindo que os recursos estejam sendo administrados por um profissional apto e responsável, com a competência técnica para isso. Contribuímos todos, com muita garra, para um amanhã melhor”.
Os representantes do CRA-PR participaram ativamente do encontro. Alinhado com o propósito do EREF, o Adm. Sérgio Francisco Pedroso, conselheiro e diretor de Fiscalização, falou sobre a importância do compartilhamento das melhores práticas entre os conselhos e reiterou: “Evento de grande relevância, em que a troca de experiências e a interação entre os colaboradores dos CRAs participantes foram os pontos fortes. A Regionalização traz grandes benefícios à todos e em meu entender, deve ser estendida à todas as regiões do Brasil, visando dar voz à todos e assim, fortalecer o Sistema”. Já o Adm. Wanderson Torres Athayde Pereira apresentou o desenvolvimento da CIP Digital como um case de sucesso, e coube à Adm. Lilian da Mata Medeiros, supervisora de Fiscalização e Registro, discursar sobre o cenário atual na sua área.
O Adm. Roberto Fabiano Costa Júnior, outro participante do Paraná, afirma que o 1º EREF não foi “uma troca apenas de informações, mas de experiências que poderão ser adaptadas e replicadas, com o compartilhamento tanto dos sucessos quanto das dificuldades. O Paraná mostrou sua atuação mesmo frente a decisões judiciais que, por vezes, são desfavoráveis e, também, a ênfase no trabalho relacionado à perícia judicial, licitações e fiscalização de supervisores de estágio e de administradoras de condomínio.” E conclui: “Que sejam sempre propostos e realizados encontros deste tipo para promover a união entre os regionais e melhorias nos processos.”
O Adm. Mauro Kreuz, que conduziu o primeiro painel do evento, sobre as ameaças e oportunidades dos conselhos profissionais, parabenizou a iniciativa: “Que sirva de inspiração para os demais estados, afinal o nosso core business é esse – registrar e fiscalizar”.