Você está visualizando atualmente CRA-PR e Prefeitura de Londrina assinam termo de cooperação para consultoria na área de Índices de Governança Municipal
CRA-PR e Prefeitura de Londrina assinam termo de cooperação para consultoria na área de Índices de Governança Municipal

CRA-PR e Prefeitura de Londrina assinam termo de cooperação para consultoria na área de Índices de Governança Municipal

Na última segunda-feira, 20 de junho, o Conselho Regional de Administração do Paraná e a Prefeitura Municipal de Londrina formalizaram um termo de cooperação que estabelece um trabalho conjunto na implementação da Lei Municipal de Governança Pública e Compliance, sancionada em dezembro de 2021. A partir de agora, o CRA-PR estará acompanhando as ações do município que colocarão a lei em prática, além de prestar consultoria sobre o Índice de Governança Municipal (IGM), métrica que monitora a governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho, além de dados secundários das áreas de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outras. 

“É importante que o Conselho acompanhe a implementação dessa legislação, porque ela exige que seja feito o monitoramento de indicadores relativos a todas as secretarias. Para isso, será utilizado o Índice de Governança Municipal (IGM), que é formado por cerca de 40 indicadores e permite aos gestores municipais fazer um levantamento das suas prioridades, verificar o que deve ser melhorado e o que está funcionando bem. Através do IGM, é possível fazer um comparativo com outros municípios e inclusive comparar indicadores dentro de uma mesma cidade, em diferentes áreas”, explicou Liz Rodrigues, administradora da Secretaria Municipal de Governo (SMG) e integrante do CRA-PR. 

A assinatura deste termo de cooperação marca uma ampliação na parceria entre o CRA-PR e a Prefeitura de Londrina. Além do trabalho com o Índice de Governança Municipal, o CRA-PR já contribui para a elaboração dos planejamentos estratégicos das secretarias de Governo e de Fazenda, da Controladoria-Geral do Município e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), e agora vai iniciar o da Procuradoria-Geral do Município. Também já foram realizadas palestras e capacitações de gestores municipais com o apoio do Conselho no município. 

Para o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, a parceria com órgãos como o CRA-PR vem para somar e possibilitar a melhoria dos serviços públicos. “Pretendemos aprofundar essa parceria e iniciar novos convênios, para qualificar nossos gestores e elaborar planejamentos estratégicos em todas as secretarias e órgãos do Município, buscando melhorar cada vez mais os índices de gestão pública”, frisou. 

O administrador e presidente do CRA-PR, Sérgio Lobo, lembrou que Londrina se destaca por ser um dos poucos municípios brasileiros que contam com administradores no serviço público, tendo 12 profissionais dessa especialidade em seus quadros e destacou a receptividade da Prefeitura com o Conselho. “Nossa intenção é continuar reforçando os laços com a cidade, com a administração pública e também com a formação profissional. Atuamos diretamente com as instituições de ensino, ajudando inclusive na implantação das novas diretrizes curriculares. Por isso, nossa agenda tem sido bastante produtiva aqui”, finalizou.