Valores do CRA
Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação
Missão
Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.
Visão
Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.
Filosofia
Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:
1. Sociedade e Cidadania
A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.
2. Macroambiente
As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.
3. Conhecimento
A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.
4. Profissão
A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.
5. Participação
A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.
O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.
O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.
Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.
O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.
O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.
O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.
A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.
A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.
O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.
Conselheiro Efetivo | Suplente |
Adm. Ademir Rodrigues de Mattos | vago |
Admª. Carla Lourenço da Costa | Adm. Carlos Augusto Dopke |
Adm. Charles Vezozzo | Adm. Luiz Omar Setubal Gabardo |
Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho | Admª. Fernanda Sotello |
Adm. Fabricio Palermo Pupo | vago |
Adm. Gilmar Silva de Andrade | Adm. Lucio Mourão da Silva |
Adm. Marcello Crispiniano Padula | Adm. Sérgio Ditkun |
Adm. Marcelo José Cardozo Dias | Adm. Anderson Freitas Toregeani |
vago | vago |
CONSELHEIRO FEDERAL
Adm. Gelson Luiz Uecker
CONSELHEIRO FEDERAL SUPLENTE
Adm. Sérgio Francisco Pedroso
Presidência – PRE – Adm. Marcello Crispiniano Padula (Presidente)
Vice-Presidência – VCP – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Vice-Presidente)
Diretoria de Administração e Finanças – DAF – Adm. Charles Vezozzo (Diretor)
Diretoria de Formação Profissional – DFP – Adm. Fabrício Palermo Pupo (Diretor)
Diretoria de Eventos – DIE – Adm. Gilmar Silva de Andrade (Diretor)
Diretoria de Desenvolvimento Institucional – DDI – vago
Ouvidoria – Adm. Amilcar Pacheco dos Santos
Comissão Permanente de Tomada de Contas – CPTC – Adm. Ademir Rodrigues de Mattos (Coordenador); Adm. Carlos Augusto Dopke; Adm. Lucio Mourão da Silva
Comissão Permanente de Contratação – Licitação e Contratos – Adm. Marcelo José Cardozo Dias (Coordenador); Adm.ª Silvana Maria Gasques; Ana Miranda Bonow; Glaucia Megi Fuga
Comissão Permanente de Ética e Disciplina – CPED – Adm. Fabricio Palermo Pupo (Coordenador); Adm. Carlos Augusto Dopke; Adm.ª Simone Cristine Alves (Suplente); Adm. Adriano Rogerio Goedert; Adm. Allan Esron Pereira Inácio (Suplente)
Comissão Permanente Eleitoral – CPE/CRA-PR – Adm. Fabricio Palermo Pupo (Coordenador); Adm.ª Fernanda Sotello; Adm. Lucio Mourão da Silva
Comissão Permanente de Avaliação de Documentação – CPAD – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Coordenador); Adm. Charles Vezozzo; Adm. Marcelo José Cardozo Dias; Evandro de Medeiros (Setor Contábil); Adm.ª Silvana Maria Gasques (Setor de Compras e Contratos)
Comissão Permanente de Transparência – CPT – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Coordenador); Adm. Juliano de Morais Pereira Santos; Evandro de Medeiros (Setor Contábil)
Comissão Especial de Empreendedorismo e Novo Profissional – Adm. Sergio Ditkun (Coordenador); Adm. Anderson Freitas Toregeani; Adm. Lucio Mourão da Silva; Adm. Álvaro José Argemiro da Silva; Adm. Ademir Rodrigues de Mattos; Tec. Cassio Eliakim Fugimoto; Adm. Ivandro Osvaldo Chichoski; Adm.ª Silvia Mara Oliveira; Adm. Diego Oliveira Sales
Comissão Especial de Assuntos Estratégicos – Adm. Amilcar Pacheco dos Santos (Coordenador)
Comissão Especial de Inovação e Sustentabilidade – Adm. Armando Ronny Romero Scharf (Coordenador); Adm. Anderson Freitas Toregeani; Adm.ª Marta Cristina Guizellini; Adm. Lucio Mourão da Silva
Comissão Especial de Gestão Pública – Adm. Gilmar Silva de Andrade (Coordenador); Adm.ª Marta Cristina Guizelini; Adm. Anderson Freitas Toregeani; Adm. Ademar Henrique da Silva Alexandrino; Adm. Anderson Eduardo Julião
Comissão Especial de Negócios Internacionais – Adm. Marcelo Jose Cardozo Dias (Coordenador); Adm. Armando Ronny Romero Scharf; Adm. Allan Esron Pereira Inácio; Tecn. Luiz Carlos Roque Junior; Adm. Lenon Marcato de Castro; Adm. Eudiman Heringer
Comissão Especial de Perícia – Tec. Cassio Eliakim Fugimoto (Coordenador); Adm. Fernando Domingos Tonon; Adm. Luiz Valdir Slompo de Lara; Adm. Adriano Rogerio Goedert; Adm. Carlos Eduardo Landin Cremonini; Adm. Elias Junior Ribeiro
Comissão Especial de Gestão de Condomínios – Adm.ª Angela Salvadori (Coordenadora); Adm. Carlos Augusto Dopke; Adm. Paulo Horacio Rubio Pinheiro; Adm. Alexandre Alves de Carvalho; Adm.ª Rogeria Felippe Pereira de Lima; Adm. Ricardo Antonio Zachow Ost; Adm. Lucio Mourão da Silva; Maria Beatriz de Mello Pinheiro (Membro Consultor)
Comissão Especial de Mediação e Arbitragem – Adm. Adriano Rogério Goedert (Coordenador); Adm. Eduardo Damião Silva; Adm. Christian Frederico da Cunha Bundt; Adm. Armando Ronny Romero Scharf
Comissão Especial de LGPD – Adm. Miguel Aparecido Borges dos Santos (Coordenador); Adm. Juliano de Morais Pereira Santos; Adm. Marcelo Rodrigues
Comissão Especial de Gestão em Saúde – Adm. Marcelo Iwersen (Coordenador); Admª. Caroline Maestri Nobre Albini; Admª. Everlise de Fátima Chandoha; Adm. Leovaldo Bonfim Pinto; Adm. Richard Willian Maturana; Tecg. Marco Antônio Freire Figueiredo; Dra. Mara Albonei Dudeque Pianovski (Consultora); Monique Bubniak (Consultora)
Comissão Especial da Câmara da Mulher Administradora – Adm.ª Carla Lourenço da Costa (Coordenadora); Adm.ª Fernanda Sotello; Adm.ª Marta Cristina Guizellini; Adm.ª Luiza Josmen Peteck dos Santos; Adm.ª Veridiane Kabke Pieper; Adm.ª Silvia Mara Oliveira Guimarães; Adm.ª Tatiane Ketlyn Roncovsky; Adm.ª Simone Cristine Alves; Mariangela Aparecida de Souza
Comissão de Patrimônio e Inventário – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Coordenador); Servidora Christina Emy Kodama(Setor de TI); Servidor Evandro de Medeiros (Setor Contábil); Servidor Daniel Henrique Sprenger Lobo Theobaldo (Setor Contábil)
Áreas administrativas internas:
Assessoria de Comunicação
Responsável: Claudia Bardal Sória
Contato: claudia@cra-pr.org.br – (41) 3311-5557
Assessoria da Diretoria de Fiscalização e Registro
Responsável: Adm. Roberto Fabiano
Contato: fiscalizacao@cra-pr.org.br – (41) 3311-5562
Supervisão do Setor de Recursos Humanos
Contato: juliano@cra-pr.org.br – (41) 3311-5589
Supervisão do Setor Financeiro e Dívida Ativa
Responsável: Marizete Aparecida Serraglio Sega
Contato: mari@cra-pr.org.br – (41) 3311-5570
Supervisão do Setor de Eventos
Responsável: Adm. Lilian da Mata Medeiros
Contato: lilian@cra-pr.org.br e eventos@cra-pr.org.br – (41) 3311-5554
Supervisão do Setor de Compras e Licitações
Responsável: Adm. José Luiz Rodrigues Leal
Contato: jose@cra-pr.org.br – (41) 3311-5592
Tecnologia da Informação
Responsável: Assessor Rubem Deiana
Contato: rubem@cra-pr.org.br – (41) 3311-5563
Procuradoria
Responsável: Adv. Glaucia Megi
Contato: glaucia@cra-pr.org.br e juridico@cra-pr.org.br – (41) 3311-5595
Ouvidoria
Contato: ouvidoria@cra-pr.org.br – (41) 3311-5554
A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.
Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.
Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link : OUVIDORIA
01) Adm. NivaldoMaranhão Faria
02) Adm. Osvaldo Pilotto
03) Adm. Hasdrubal Bellegard
04) Adm. Romeu Felipe Bacelar
05) Adm. Sergio Schwind
06) Adm. Fernado Fortes Braga
07) Adm. Anisio Oleski
08) Adm. Antonio Barbosa Lemes Jr
09) Adm. Ivo Arzua Pereira
10) Adm. Moisés Antonio Bortolotto
11) Adm. Gilberto Serpa Griebeller
12) Adm. Sérgio Pereira Lobo
13) Adm. Amilcar Pacheco dos Santos
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Adm. Nivaldo Maranhão Faria
CRA-PR nº 01
Mandato(s): 1967 e 1968 / 1970 a 1973
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Adm. Osvaldo Pilotto
Mandato: 1969 e 1974
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Adm. Hasdrubal Bellegard
Mandato: 1974 a 1976
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Adm. Romeu Felipe Bacelar
Mandato: 1977 a 1979
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Adm. Sérgio Schuwind
CRA-PR nº 864
Mandato: 1980
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Adm. Fernando Fortes Braga
CRA-PR nº 579
Mandato: 1981
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Adm. Anisio Oleksy
CRA-PR nº 674
Mandato: 1982 a 1984
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Adm. Antonio Barbosa Lemes Júnior
CRA-PR nº 1499
Mandato: 1985
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Adm. Ivo Arzua Pereira
CRA-PR nº 940
Mandato: 1986
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Adm. Moisés Antonio Bortolotto
CRA-PR nº 1057
Mandato: 1987
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Adm. Gilberto Serpa Griebeler
CRA-PR nº 1356
Mandato: 1988 a 2006
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Adm. Sergio Pereira Lobo
CRA-PR nº 1265
Mandato: 2007 e 2008
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Adm. Gilberto Serpa Griebeler
CRA-PR nº 1356
Mandato: 2009 a 2016
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Adm. Amilcar Pacheco dos Santos
CRA-PR nº 2971
Mandato: 2017 e 2018
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Adm. Sergio Pereira Lobo
CRA-PR nº 1265
Mandato: 2019 a 2022
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Adm. Marcello Crispiniano Padula
CRA-PR nº 14.491
Mandato: 2023 atual