Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

 

Conselheiro Efetivo Suplente
Adm. Aladim Ramires Godoy Adm. Adriana Martello Valero
Adm. Anderson Freitas Toregeani vago
Adm. Anderson Luiz Michelin Adm. Fernanda Frankenberger Silva
Adm. Carla Lourenço da Costa Adm. Carlos Augusto Dopke
Adm. Charles Vezozzo Adm. Luiz Omar Setubal Gabardo
Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho Adm. Fernanda Sotello
Adm. Fabricio Palermo Pupo Adm. Edna Rubio
Adm. Gilmar Silva de Andrade Adm. Lucio Mourão da Silva
Adm. Joiceli dos Santos Fabricio
Adm. Volnei Dalla Valle

CONSELHEIRO FEDERAL
Adm. Gelson Luiz Uecker

CONSELHEIRO FEDERAL SUPLENTE
Adm. Sérgio Francisco Pedroso

Presidência – PRE – Adm. Gilmar Silva de Andrade (Presidente)

Vice-Presidência – VCP – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Vice-Presidente)

Diretoria de Administração e Finanças – DAF – Adm. Charles Vezozzo (Diretor)

Diretoria de Fiscalização e Registro – DFR – Adm. Carla Lourenço da Costa  (Diretora)

Diretoria de Relações Institucionais – DRI – Adm. Fabrício Palermo Pupo (Diretor)

Ouvidoria – Adm. Anderson Luiz Michelin

Comissão Permanente de Análise de Contas -CPAC – Adm. Anderson Freitas Toregeani (Coordenador); Adm. Luiz Omar Setúbal Gabardo (Subcoordenador); Adm. Carlos Augusto Dopke 

Comissão Permanente de Ética e Disciplina – CPED –  Admª. Joiceli dos Santos Fabricio (Coordenadora); Adm. Anderson Freitas Teregeani (Subsoordenador); Adm.ª Fernanda Frankenberger Silva (Suplente); Adm. Allan Esron Pereira Inácio; Adm. Alvaro José Argemiro da Silva; Admª. Tatiane Ketlyn Roncovsky Weiler

Comissão Permanente Eleitoral – CPE/CRA-PR – Adm. Aladim Ramires Godoy (Coordenador);  Adm. Lúcio Mourão da Silva (Subcoordenador); Adm.Allan Esron Pereira Inácio

Comissão Permanente de Transparência – CPT – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Coordenador); Adm. Juliano de Morais Pereira Santos; Servidor Evandro de Medeiros (Setor Contábil)

Comissão de Patrimônio e Inventário – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Coordenador); Servidora Christina Emy Kodama (Setor de TI); Servidor Evandro de Medeiros (Setor Contábil);  Servidor Daniel Henrique Sprenger Lobo Theobaldo (Setor Contábil)

Comissão Especial Câmara da Mulher – Admª. Carla Lourenço da Costa (Coordenadora); Admª. Adriana Martello Valero; Admª. Angela Salvadori; Admª. Fernanda Frankenberger Silva; Admª. Tatiane Ketlyn Roncovsky

Comissão Especial de Gestão em Saúde – Adm. Marcelo Iwersen (Coordenador); Admª. Caroline Maestri Nobre Albini; Adm. Leovaldo Bonfim Pinto 

Comissão Especial de Avaliação de Projetos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional – Adm. Allan Esron Pereira Inácio (Coordenador); Admª. Fernanda Frankenberger Silva; Adm. Luciano Minghini, Admª. Carla Lourenço da Costa; Adm. Celso Ferrari Junior

Áreas administrativas internas: 

Gerente Executivo

Responsável: Adm. Andreas Schiel
Contato: andreas@cra-pr.org.br – (41) 3311-5550

Setor de Fiscalização e Registro

Responsável: Adm. Roberto Fabiano
Contato: fiscalizacao@cra-pr.org.br – (41) 3311-5562

Setor de Recursos Humanos

Responsável: Adm. Juliano Cequinel

Contato: juliano@cra-pr.org.br – (41) 3311-5589

Setor Financeiro e Dívida Ativa

Responsável: Adm. Marizete Aparecida Serraglio Sega
Contato: mari@cra-pr.org.br – (41) 3311-5570

Setor de Eventos

Responsável: Adm. Lilian da Mata Medeiros
Contato: lilian@cra-pr.org.br e eventos@cra-pr.org.br – (41) 3311-5554

Setor de Compras e Licitações

Responsável: Adm. Silvana Maria Gasques
Contato: silvanamg@cra-pr.org.br – (41) 3311-5590

Tecnologia da Informação

Responsável: Christina Emy Kodama
Contato: christina.kodama@crapr.org.br – (41) 3311-5576

Procuradoria

Responsável: Adv. Orlando Monteiro da Silva Neto

Contato: orlando@cra-pr.org.br e juridico@cra-pr.org.br – (41) 3311-5567

Ouvidoria

Contato: ouvidoria@cra-pr.org.br – (41) 3311-5554

 

 

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link : OUVIDORIA

01) Adm. Nivaldo Maranhão Faria

02) Adm.  Osvaldo Pilotto

03) Adm. Hasdrubal Bellegard

04) Adm. Romeu Felipe Bacelar

05) Adm. Sergio Schwind

06) Adm. Fernado Fortes Braga

07) Adm. Anisio Oleski

08) Adm. Antonio Barbosa Lemes Jr

09) Adm. Ivo Arzua Pereira

10) Adm. Moisés Antonio Bortolotto

11) Adm. Gilberto Serpa Griebeller

12) Adm. Sérgio Pereira Lobo

13) Adm. Amilcar Pacheco dos Santos

14) Adm. Marcello Crispiniano Padula 

15) Adm. Gimar Silva de Andrade

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Adm. Nivaldo Maranhão Faria

CRA-PR nº 01
Mandato(s): 1967 e 1968 / 1970 a 1973 

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Adm. Osvaldo Pilotto

Mandato: 1969 e 1974

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Adm. Hasdrubal Bellegard

Mandato: 1974 a 1976

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Adm. Romeu Felipe Bacelar

Mandato: 1977 a 1979

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Adm. Sérgio Schuwind

CRA-PR nº 864
Mandato: 1980

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Adm. Fernando Fortes Braga

CRA-PR nº 579
Mandato: 1981

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Adm. Anisio Oleksy

CRA-PR nº 674
Mandato: 1982 a 1984

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Adm. Antonio Barbosa Lemes Júnior

CRA-PR nº 1499
Mandato: 1985

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Adm. Ivo Arzua Pereira

CRA-PR nº 940
Mandato: 1986

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Adm. Moisés Antonio Bortolotto
CRA-PR nº 1057
Mandato: 1987

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Adm. Gilberto Serpa Griebeler
CRA-PR nº 1356
Mandato: 1988 a 2006 

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Adm. Sergio Pereira Lobo
CRA-PR nº 1265
Mandato: 2007 e 2008

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Adm. Gilberto Serpa Griebeler
CRA-PR nº 1356
Mandato: 2009 a 2016 

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Adm. Amilcar Pacheco dos Santos
CRA-PR nº 2971
Mandato: 2017 e 2018

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Adm. Sergio Pereira Lobo
CRA-PR nº 1265
Mandato: 2019 a 2022

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Adm. Marcello Crispiniano Padula
CRA-PR nº 14.491
Mandato: 2023 a 2024