Notadamente a comunicação tem tido um papel de protagonista nas últimas décadas, seja pelo avanço das tecnologias digitais que promovem cada vez mais o quanto e como podemos nos comunicar na esfera organizacional e pessoal, ou ainda pela vertente que defende a comunicação empática e de forma mais natural. Softwares, redes sociais, dispositivos, aplicativos, plataformas, cada vez temos mais formas de interação com o que existe no mundo a uma velocidade jamais vista.
A comunicação assumiu desde sempre um papel importante na sociedade em todos os aspectos, mas sobretudo em funções como: Liderança, vendas/negociação e aquelas que demandam muito contato humano. Considerando liderança, grande parte dos autores e pensadores do tema, como o prof. Ram Charam, a colocam como pilar essencial, tendo em vista que o líder tem papel decisivo no convencimento/engajamento de sua equipe para leva-la ao objetivo da organização, líderes que não se comunicam bem não lideram bem. No que tange a área de vendas e negociação, a comunicação é o canal indutor do processo, sem comunicação eficiente não há negócios sustentáveis.
Estudos mostram que o número de pessoas que tem dificuldades em se comunicar é grande, isto se reflete na vida pessoal, na carreira e nas organizações, pois, empresas se comunicam através de pessoas, da criatividade que elas empregam, na ausência de medo em expor ideias, na segurança da argumentação e na empatia verdadeira de ser inteligente ao ponto de se espelhar com o ouvinte e assim ser mais assertivo.
Comunicação inteligente caminha de mãos dadas com a empatia. Tudo começa por esse laço que deve ser estabelecido nos primeiros 2 segundos. Especialistas como Nicholas Boothman, escritor do livro: Como convencer alguém em 90 segundos, afirma que é no primeiro contato que tomamos a decisão de “fugir ou ficar”, ou seja: acreditar ou não.
Diante disto, a comunicação deve ganhar ainda mais espaço e protagonismo em nossas vidas e negócios. Estamos em meio a um caos jamais visto em nossa geração, vivemos um momento de pandemia causada por um vírus chamado de COVID – 19, ou apenas NOVO CORONAVIRUS, que simplesmente fez o mundo parar. A melhor saída inicialmente se mostrou o isolamento social para conter a disseminação e assim dar tempo para que autoridades de saúde pudessem se preparar com a ampliação dos sistemas de saúde. Bem, o que isto tem haver com comunicação? Tudo! Esse caos desafiou nosso modo de se comunicar.
As organizações tiveram que fechar, exceto as de necessidades básicas. Ao redor do mundo indústrias, comércios, igrejas, além de todo e qualquer evento que aglomerasse pessoas foram impactados, sendo assim, posso afirmar a você que o que se sobressai neste momento é a forma de como nos comunicamos, mantendo nossos laços sociais e de negócios.
As empresas precisam se reinventar na forma de abordar o cliente. Os dispositivos tecnológicos de comunicação são forte aliados, entretanto é preciso saber que mesmo através deles temos a percepção e o sentimento de agilidade, empatia, personalização e segurança.
Com certeza neste momento de crise mundial que assola a saúde e impacta economia e demais setores, a comunicação é forte aliada das pessoas, das empresas e da sociedade como um todo. Usar adequadamente os meios tecnológicos, ser empático, ágil, cordial e humano nunca foi tão importante como agora. O momento pede humanidade, solidariedade, liderança, negociação e sobretudo comunicação inteligente.
Jean Matos
Especialista com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV/RJ e extensão em comunicação empresarial; Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela UNIOESTE/PR. Palestrante organizacional, consultor, empreendedor e professor universitário na PUC/PR.