A arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados. Estes, por sua vez, podem ser definidos, previstos, analisados e avaliados, mas que têm de ser alcançados através das pessoas e numa interação humana constante.
É com esta arte de pensar e julgar, que caracteriza a gerência, exige maior amplitude e lateralidade de pensamento. Por isso, é recomendado aos gerentes que adquiram mais conhecimentos ou mesmo formação avançada para estimular a sua mente e curiosidade, na busca de novos horizontes e perspectivas sobre a realidade em que estão inseridos.
Enfrentamos nos dias de hoje a nossa pior batalha, de um lado um vírus que destrói vidas humanas, e de outras empresas de pequeno e médio porte sendo destruídas pelo isolamento social. Infelizmente poucos destes pequenos e médios empresários se prepararam como gestores de seus negócios, e aqui observamos a importância das áreas de administração, um bom planejamento, um marketing bem feito, uma área financeira bem realizada.
É fundamental em épocas de crise ter em mente tais fatores para sobrevivência empresarial. Seria impossível adivinhar o que iria acontecer, mas é fato que a maioria dos micro e pequenos empresários jamais se preocuparam em ter um plano emergencial para momentos de crise. Todos erramos, empresários, governanças políticas, consumidores. É uma corrente onde seus elos vão se interligando, e precisamos cada vez mais pensar e agir em conjunto e não em isolamento. O que chama atenção neste período pandêmico, é ausência de grupo e/ou comissão de gestores (sociedade civil organizada) nas cidades, os quais poderiam auxiliar os empresários afetados diretamente pela crise epidêmica, objetivando oxigenar novamente o comércio sufocado pela crise.
Neste campo onde nos encontramos hoje, onde não sabemos quem vai ganhar, ou quem vai perder, serve a lição para que possamos ver e sentir a importância do administrador frente as comissões das áreas estratégicas.
Outro ponto importante está intimamente ligado a falta de secretários públicos especializados e afetos a pauta de indústria e comércio. Normalmente são nomeadas pessoas de partidos políticos que colaboraram na campanha, sendo que os profissionais especializados, neste momento de crise, poderiam fazer toda a diferença e promover medidas adequadas e tecnicamente efetivas para a resolução estratégica.
Temos um pais rico na agricultura onde um quarto da população mundial e abastecido pelos grãos colhidos pelo Brasil, temos um país rico em empresas, onde podemos nos erguer e mostrar a potência que somos perante o mundo.
Muitas vezes vemos governantes preocupados em trazer grandes empresas, isso nem sempre é a solução, a maioria das cidades não tem infraestrutura necessária para isso, a grande empresa se move quando tem ao seu redor pequenas empresas fornecedoras, caso contrário ela tem que se deslocar para outras cidades em busca de mão de obra e insumos.
Somos sabedores que cada região tem suas dificuldades e seus nichos de mercados a serem explorados e que essa realidade ficará mais evidenciada durante e pós pandemia. Com o gestor, a cada diagnóstico, surgem novas ideias e inovações, é disso que precisamos, precisamos acreditar e mostrar que é possível. Assim teremos empresas mais resilientes, alavancando a economia deste pais mesmo em um cenário sombrio pós pandemia.
Será com a gestão que resolveremos isso, gerenciar o que temos em nossas empresas e em nossos municípios, e buscar alternativas que estejam dentro das possibilidades do novo normal, dando o auxílio e ajuda necessária para alavancarmos a economia com a maior brevidade possível após tudo isso passar.
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